Rodas de Quintas - Medicina e Psicanálise
Questões na Clínica Médica, uma leitura psicanalítica.
O Grupo de Estudo "A Ordem Médica" nasce do imperativo de trabalhar a formação médica e seus desdobramentos na subjetividade do profissional de saúde.
As transformações econômicas provocaram mudanças no modo de olhar e intervir sobre a doença/doente. O discurso da doutrina neoliberal configurou novos médicos e novos doentes.
Pela letra de Jean Clavreul psiquiatra, psicanalista francês, analisante de Lacan nos períodos de 1948/53 e 1958/62 e vice-presidente da Escola Freudiana de Paris (1964), investigamos os meandros desta não-relação médico-paciente.
Agora iniciaremos nova tarefa a de inspecionar os mecanismos sociais, econômicos e políticos que tanto afetam e desorganizam as subjetividades, do médico e do doente, por exigências de respostas práticas a impossíveis demandas de trabalho e sofrimento contemporâneo.
Faz-se necessário apontar que o discurso médico não se circunscreve aos diplomados no curso de Medicina. Ele é uma forma de laço social que se estende a outros profissionais da saúde -psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas etc.- um modo de relação.
Convido àqueles que estejam dispostos a ampliar a perspectiva do lugar e efeitos da ciência, na singularidade e na cultura, a juntar-se ao grupo.
Coordenação: Regina Lise