Roda das Terças - Psicanálise e Política
O grupo “Psicanálise e Política” estuda um campo que explora as conexões profundas entre a teoria psicanalítica e os fenômenos sociais e políticos. Longe de ser uma ideologia partidária em si, ele oferece ferramentas conceituais para analisar as dinâmicas inconscientes que permeiam a vida em sociedade e a organização do poder.
A psicanálise entende a política como o espaço onde os conflitos são mediados e expressos através da linguagem, em oposição à violência direta ou à guerra. Assim como na clínica, onde a associação livre permite a expressão de conflitos psíquicos, a política depende do uso livre da palavra para a negociação de ideias e a redefinição da liberdade.
Conceitos-chave da psicanálise, como inconsciente, desejo, fantasma, falta e censura, são aplicados para compreender a vida coletiva. A sociedade não é vista como uma totalidade harmoniosa, mas como um conjunto de conflitos organizados pelo desejo múltiplo e diverso dos cidadãos.
A psicanálise investiga como os processos psíquicos particulares se manifestam em fenômenos de massa. Um exemplo central é a análise de Freud sobre a "Psicologia das Massas e Análise do Eu". Nesse texto, ele explica como, ao se inserir em uma multidão ou grupo social, o sujeito pode abrir mão de parte de sua autonomia psíquica em troca de um sentimento de pertencimento e identificação com um líder ou ideal comum, o que alivia a solidão e o mal-estar estruturais.
O anseio de governar, tem sua dimensão de impossível e leva à repetição de erros, revelando a atração por discursos extremos ou a repetição de padrões disfuncionais na contemporaneidade.
Nossas pesquisas não buscam oferecer soluções prontas para os problemas sociais, nem se alinham a uma orientação político-partidária específica. Em vez disso, elas oferecem uma lente crítica para desvelar as complexas intersecções entre a subjetividade, o desejo inconsciente e as estruturas de poder, ajudando a entender as motivações profundas por trás do comportamento político e social.
O grupo, "Psicanálise e Política" é um grupo aberto que está em atividade desde 2022. Nesse intervalo temporal trabalhamos os textos, ditos sociológicos, de Freud: Mal-estar na Cultura; Futuro de uma Ilusão; Psicologia das Massas e Análise do Eu; Por que a guerra?; Política e Psicanálise de Ricardo Goldberg; Lacan e a Democracia de Christian Dunker; O Neoliberalismo: como gestão do sofrimento psíquico de Vladimir Safatle; Gênero e sexualidade na infância e adolescência: reflexões psicanalítica, Rosa Maria Marini Mariotto (org.). Salvação da Pátria Amada: religião e a extrema direita de Pedro Décio Passos e Wagner Lopes Sanchez. A Monstruosidade de Cristo de Slavoj Zizek; A Sociedade do Cansaço de Byung-Chul Han; Sobre Ética e Psicanálise de Maria Rita Kehl.
Inscreva-se neste trabalho.
.png)

